Prisões de Alcatraz e Ushuaia
Sem saída
Alcatraz
Alcatraz é uma ilha localizada no meio da Baía de SãoFrancisco. Inicialmente foi utilizada como base militar, e somente mais tarde foi convertida em uma prisão de segurança máxima.
A prisão foi inaugurada em 1934. Durante seus 29 anos de existência, a prisão alojou alguns dos piores criminosos norte-americanos. A prisão foi fechada em 21 de março de 1963, menos de um ano após a primeira fuga realizada na prisão.
Alcatraz nunca registrou oficialmente fugas bem-sucedidas de prisioneiros. Em todas as tentativas, os fugitivos foram mortos ou afogavam-se nas águas da baia de São Francisco.
Três fugitivos, Frank Morris, e os irmãos John e Clarence Anglin, desapareceram das sua celas em 11 de Junho de 1962. Somente algumas provas foram encontradas, e elas levam a crer que os prisioneiros morreram, mas, oficialmente, ainda estão listados como desaparecidos e provavelmente afogados. Em 1979 foi feito um filme sobre essa fuga com Clint Eastwood chamado Escape from Alcatraz.
Mais aqui.
Ushuaia
No início do século XX vários países construíram prisões em lugares remotos para demarcar e povoar regiões. Os primeiros presídios da Argentina eram tão inóspitos que foram várias vezes transferidos entre as ilhas da terra do fogo, até se fixar em Ushuaia, em 1902.
Ali foi construído o grande presídio que hoje é um museu imperdível para entender como a cidade se desenvolveu.
O trabalho dos apenados foi produtivo e acabou por promover o desenvolvimento da região de forma significativa. Uma linha de trem de carga com 17km foi construída para explorar a madeira da floresta.
Assim o presídio era aquecido e uma usina termoelétrica na cidade era alimentada. Uma das cinco alas do prédio abriga o museu do presídio onde a história da cidade é contada.
Nas outras alas tem o interessante museu marítimo, um museu de pinturas náuticas, e uma galeria de arte moderna. A quinta ala ficou preservada como era em 1947, mas com as inscrições dos apenados nas paredes apagadas.
Mais aqui.
Fotos de Alcatraz com Nikon FA de 1986
Filme Kodak Color 200
Fotos de Ushuaia com Leica M3 de 1962
Lente Elmar2.8 55mm
Filme Kodak Porta 160
Ilha de Alcatraz
Alcatraz
Alcatraz
Alcatraz
Alcatraz
Alcatraz
Golden Gate
Alcatraz
Ushuaia
Ushuaia
El Mejicano era um dos presos famosos da prisão de Ushuaia, também era conhecido pelo apelido de **EL PATON**. Ele chegou a Ushuaia em 1919 com 31 anos, após ser condenado na província de Tucumán a 25 anos de prisão por crimes de lesões a terceiros, resistência à autoridade, ataques à autoridade com arma de fogo e homicídio. Sempre foi hostil à polícia e, dentro da prisão, era totalmente indisciplinado, participando de todas as rebeliões internas, motins e tentativas de fuga. Os guardas tinham medo dele, era tão feroz que costumava viver nu em sua cela, comia com o prato no chão e, em seus últimos dias, já não falava, apenas emitia grunhidos ferozes. Ele havia alcançado a total loucura.
Ushuaia
Aquecimento
Ushuaia
Ushuaia
O trem