Minolta

A Minolta Co., Ltd. foi um fabricante japonês de câmeras, acessórios para câmeras, fotocopiadoras, máquinas de fax e impressoras a laser. Fundada por Kazuo Tashima em Osaka, Japão, em 1928, sob o nome de Nichi-Doku Shashinki Shōten, que significa "loja de câmeras japonesa-alemã". A Minolta foi pioneira em várias tecnologias e na criação do primeiro sistema de câmera SLR de 35 mm integrado com autofocus.

Em 1931, a empresa adotou seu nome definitivo, MINOLTA, que é um acrônimo para "Mecanismo, Instrumentos, Óptica e Lentes", derivado do sobrenome do fundador Tashima.

A MINOLTA projetou câmeras lendárias, como a SRT 101 e XD-11, que foram pioneiras em várias tecnologias, veja abaixo cada uma delas. A empresa chegou a ajudar a Leica a fazer suas câmeras eletrônicas por um tempo.

Um novo megaprojeto da década de 1980, que estava sendo intensamente pesquisado por todos os principais fabricantes de câmeras, era o foco automático. Isso fazia total sentido, pois os anos 80 foram marcados pela revolução tecnológica e pela automação na fotografia. Depois de automatizar e modernizar quase todos os aspectos das câmeras SLR , o foco automático se tornava o próximo grande avanço.

Em 1985, a Minolta fez história ao apresentar a Maxxum 7000, a primeira câmera SLR de 35 mm que oferecia não apenas foco automático, mas também avanço de filme automático, graças a um motor interno.

Essa inovação não apenas destacou a Maxxum 7000, mas também representou uma ruptura significativa, já que a câmera abandonava a tradicional montagem de lente SR, que havia sido utilizada em todas as câmeras Minolta desde a primeira SR-2, lançada em 1958.

Em 2003, a Minolta fundiu-se com a Konica, formando a Konica Minolta. No dia 19 de janeiro de 2006, a Konica Minolta anunciou sua saída do mercado de câmeras e fotografia, informando que venderia uma parte de seu negócio de câmeras SLR para a Sony, como parte de sua estratégia de se afastar completamente da venda de câmeras e filmes fotográficos.

Infelizmente a marca não sobreviveu na ferrenha guerra das SLR.