2015 - O Porto dos Saveiros
Cada tipo de veleiro é criado pelos ventos e águas de uma região. Os Saveiros da Bahia são um exemplo disto, com calado baixo e velas imensas que possibilitam um eficiente transporte de cargas na Baía de Todos os Santos.
Eles foram as locomotivas do desenvolvimento da região durante séculos, trazendo a produção do recôncavo baiano até Salvador, no porto que hoje se chama Terminal Turístico, tema deste vídeo. Quem vem do mar, passando pelo Farol da Barra, tem seu primeiro abrigo neste porto. Ali o Forte São Marcelo, construídos sobre um banco de arrecifes proteje a cidade desde os anos 1600.
As mercadorias eram negociadas no que hoje se chama Mercado Modelo, construído em 1912 e destruído por 5 incêndios ao longo de sua vida. Ao lado o Elevador Lacerda é um sistema de transporte público , tratando-se do primeiro elevador urbano do mundo. Em 8 de dezembro de 1873, quando a primeira torre foi inaugurada, era o elevador mais alto do mundo, com 63 metros.
O Saveiro é a embarcação típica baiana, cantada e declamada, na poesia de Jorge Amado, na música de Dorival Caymmi, retratado nas fotografias de Pierre Verger e nas pinturas de Carybé.
Hoje os últimos saveiros são relíquias em extinção, mas alguns ainda navegam e fazem regatas comemorativas.