Estes filmes fazem parte do projeto de restauração de filmadoras e projetores de cinema 16 mm que a Magus iniciou em 2021. Portanto filmar no formato 16 mm tinha que fazer parte da experiência.
Até o momento foram filmados uns 6 rolos de 100 pés, (cerca de 3,5 min cada um). O processo é longo e dá bastante trabalho, mas tem sido gratificante ver o resultado e sentir como é difícil filmar qualquer coisa, com câmeras que registraram tanta história neste formato.
A Eastman Kodak lançou o filme de 16 mm em 1923 para uso amador, como uma alternativa mais barata ao filme de 35 mm usado na indústria do cinema. No entanto o formato foi amplamente adotado também pelo jornalismo.
Grande parte da Segunda Guerra Mundial foi filmada neste formato, com câmeras Bell & Howell Filmo 70, o mesmo modelo usado pelo Dr. José Gerbase, um mestre na arte de filmar a família.
Existe ainda, e deve continuar existindo, filme 16 mm para vender, consumido por uma pequena comunidade global. A revelação é feita em alguns países, bem como sua digitalização. A Magus editou os filmes e apresenta aqui os resultados desta viagem pela origem do cinema amador. Bem como editou os filmes físicos para projeção real.
O primeiro filme é um extrato dos filmes do Dr. José Gerbase, uma pequena parte que se salvou da deterioração da chamada Síndrome do Vinagre, que destrói os filmes.
Embaixo de cada vídeo existe uma descrição de seu conteúdo, basta rolar para cima.
Explore o menu abaixo que classifica os filmes conforme a câmera que foi usada na filmagem.
Acervo de Filmes 16 mm
Filmadora Bell&Howell usada pelo Dr.Gerbase a esquerda
Filmadora Bell&Howell usada pela Magus a direita
Projetor 16 mm restaurado pela Magus