08/01/2025

2022 - Cabo San Pablo

Em 2020, durante a pandemia do COVID, iniciei um projeto de restauração de projetores 16mm da Bell & Howell. Foram 5 projetores restaurados, com todos mecanismos e amplificadores a válvula funcionando perfeitamente.

Mas para fazer um ciclo completo era necessário também filmar em 16mm. Para isto restaurei algumas câmeras, entre elas uma Filmo 70 da Bell & Howell e uma BOLEX H16 Reflex, com um belíssima lente zoom Angenieux. Depois de várias etapas para conseguir um filme era necessário um roteiro…

Mas para corresponder ao trabalho de restauração o cenário também tinha que ser complicado. A filmagem foi no cabo San Pablo, nada fácil de chegar a partir da cidade de Ushuaia.

Para chegar ao cabo San Pablo são dois dias de estrada, sendo necessário cruzar o Paso Garibaldi, o lugar mais alto da cordilheira dos Andes. A atual estrada do Paso Garibaldi foi uma grande obra executada em 1956, casualmente o mesmo ano de lançamento da Bolex H16 Reflex usada nas filmagens.

Chegando lá no alto da cordilheira, tive a infeliz ideia de usar a rota antiga, que desce a pirambeira até as margens da Laguna Escondida. Só que o carro, alugado,  era um 2x2,  que foi caindo de cratera em cratera, em 4 ou 3 rodas, até chegar ao lago. Foram 4 horas de atolamentos e situações complicadas, um trecho que pela estrada  normal levaria 15min.   Depois de dormir na exótica cidade de Tolhuin, chegamos na região do Cabo, que fica no fim do Atlântico Sul.

Lá também está o Desdêmona, famoso naufrágio da região.

========

Os vídeos com drone, feitos no mesmo dia são:

Clique para ver:

Uma Bolex no fim do mundo

O Desdêmona

Anterior

2022 - Natal em 16mm

Próximo

2022 - Ushuaia Parque Nacional